terça-feira, 23 de junho de 2009

R.P.G Reeducação global postural

(Reeducação Postural Global) é uma técnica muito usada para correção de escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda) ou quaisquer desvios da coluna vertebral ou membros (pernas ou braços).

A técnica da rpg foi desenvolvida pelo Dr. Philippe E. Souchard na França, no início dos anos 70. Baseia-se na teoria do campo fechado. Esta teoria esclarece que o ser humano para conseguir permanecer em pé, correr e realizar a infinidade de movimentos diários, depende da harmonia das cadeias musculares, da dinâmica e cadeias musculares da estática , que com suas contrações e descontrações constantes e precisas permite-nos realizar uma infinidade de movimentos com equilíbrio e graça. Somente o fato de ficarmos em pé, já é algo maravilhoso. Veja: façamos uma comparação do ser humano com uma caneta (comparação da relação altura / área ocupada no solo), imagine, agora, uma caneta fazendo todos os movimentos que realizamos. Pois bem, nós só conseguimos realizar todos os movimentos, graças ao trabalho constante de todos os músculos do nosso corpo, desde o mais poderoso até aqueles pequeninos músculos que se ligam de uma vértebra a outra.
O método de tratamento com RPG é totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais.
Estas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração, como p. ex.: respiração abdominal, respiração apical etc. Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isto é necessário pois o principal músculo da respiração(músculo diafragma) tem uma grande importância em muitos desvios. Desta forma a R.P.G. trata o paciente globalmente, ou seja, o corpo todo é tratado.

Cifose


Nomes alternativos:
Corcunda, doença de Scheuermann


Definição:
Curvatura da espinha vertebral, promovendo o arqueamento das costas, normalmente na região superior.




Sintomas:
A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com ou sem dor nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.



Causas, incidência e fatores de risco:
A cifose é o resultado de uma doença ou problema congênito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência de cifose em recém-nascidos. A cifose do adolescente, também conhecida como doença de Scheuermann, pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante períodos de crescimento rápido. Outras causas da cifose são: infecção, inflamação, degeneração de disco, osteoporose das vértebras, doenças endócrinas, artrite, doença de Paget, poliomielite, fraturas por compressão das vértebras, câncer, tuberculose ou postura incorreta. Os fatores de risco estão associados às causas.



Diagnóstico e exame:
A observação do doente evidencia a curvatura da coluna (corcunda) que nem sempre é reconhecida pelo próprio, mas pelos familiares e amigos. A radiografia da coluna confirma o diagnóstico.



Tratamento:
Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento bem como a adaptação de palmilhas posturais que incrementam o tempo e a eficácia do tratamento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa. Dentre as técnicas de fisioterapia podemos utilizar a Reeducação Postural Global (RPG) que é um método totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais. Estas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração, como p. ex.: respiração abdominal, respiração apical etc. Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isto é necessário pois o principal músculo da respiração(músculo diafragma) tem uma grande importância em muitos desvios.

domingo, 14 de junho de 2009

Lordose


O que é lordose?

Curvatura da coluna vertebral com convexidade anterior. A lordose é normal (lordose fisiológica) na região cervical e lombar. É anormal quando se situa noutra parte da coluna vertebral ou quando é muito acentuada, neste caso fala-se em hiperlordose.
Sintomas

Modificação da postura do corpo
Limitação da mobilidade da coluna.

Causas
Gravidez
Atitude assumida (má postura)
Fadiga
Fraqueza muscular
Obesidade

Diagnóstico e Exames



Quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico das deformidades da coluna melhor será o prognóstico. Para isso o examinador realiza exames físicos, com uma detalhada observação do paciente com as costas desnudas e nas vistas frente, costas e perfil. Este exame é complementado por outro de fundamental importância diagnóstica que é a radiografia. O Raio X é o exame de escolha para todo paciente com exame clínico sugestivo de deformidade da coluna vertebral. Deve ser realizado com o paciente em pé, nas incidências antero-posterior e perfil e de preferência incluindo toda a coluna no mesmo filme. As deformidades são mensuradas em ângulos pela radiografia.

Tratamento



O tratamento para correção de hiperlordose geralmente é conservador. A partir dos dados da avaliação, o fisioterapeuta vai traçar um programa de tratamento visando a melhora das condições físicas, funcionais e posturais do paciente. Entre os métodos de tratamento que dispõe o fisioterapeuta, nenhum causou tanto impacto quanto a Reeducação Postural Global (RPG). A sua proposta de globalidade tem sido aceita como eficaz no tratamento de várias patologias e, de modo especial, as da coluna vertebral e pode ser bem complementada com o uso de coletes ou palmilhas posturais (Podoposturologia) quando o paciente necessitar.

O peso da infância

As mochilas pesadas causam graves problemas na coluna das crianças.


O estudante Rodrigo, de 15 anos, se queixa diariamente de dores na coluna. Sua mãe, Andrea Cunha luta para convencer seus dois filhos a carregarem menos peso. "A mochila deles é muito pesada. Na escola, são muitas matérias. Tem dias que chegam a seis disciplinas. E para cada uma delas, há livros e cadernos específicos", desabafa. Esta é a rotina de peso de muitos alunos do ensino fundamental, uma realidade que pode causar muitos danos à saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 85% das pessoas têm, tiveram ou terão dores na coluna. E elas podem ser uma herança nada agradável de uma infância carregada de peso excessivo nas costas.
De acordo com o ortopedista e chefe do setor de coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Luiz Cláudio Schettino, o excesso de peso carregado pelas crianças pode causar dores de cabeça, nas costas, fadiga muscular, postura incorreta e, indiretamente, levar a desvios na coluna vertebral, como escoliose, lordose e cifose. "As crianças carregam peso exageradamente. É importante que os pais compreendam que essa situação pode trazer transtornos como estresse muscular e dores por excesso de esforço", revela. Mas, segundo o especialista, as mochilas pesadas não causam, diretamente, os desvios progressivos na coluna da criança. Eles são conseqüência de uma má postura que pode ser ganha com esse acréscimo de peso.

A mochila ideal


De lona, nylon, jeans, poliéster ou cordura. Com poliuretano ou sem. Neutras, coloridas, lisas ou estampadas. O mercado de mochilas oferece diversos modelos. Mas você sabe escolher a melhor opção para o seu pimpolho? Os especialistas acreditam que o modelo de mochila mais apropriado para as crianças é o de rodinhas, uma vez que o peso se encontra no chão e não na coluna. No entanto, a maioria dos pequenos resistem a ela, por acreditarem que são infantis.


Este é o caso de Milena, de 10 anos. Ela abandonou o modelo de rodinhas por acreditar que já estava bem "grandinha" para ele. Para contornar a situação, sua mãe, Mirna França, tem fiscalizado a mochila da filha garantindo que ela só carregue o essencial para a escola. "No primeiro dia de aula, ela trouxe todos os livros e cadernos para casa. Falei que se o material não ficasse na escola, eu iria arrumar a mochila com apenas o material do dia. Quero que a bolsa dela pese no máximo um quilo", conta.

Algumas escolas também proíbem o uso de mochilas com rodinhas, por arranharem pisos e escadas, e porque as crianças têm o hábito de apostar corrida com elas. De qualquer modo, se os pais optarem por esse modelo, devem ficar atentos à altura da alça. A criança deve ficar com a coluna reta enquanto puxa a mochila, de forma a não sobrecarregar quadril e joelhos.
Qualquer que seja o modelo escolhido, a carga deve corresponder a, no máximo, 10% do peso da criança, sendo 5% o valor ideal. Significa dizer que uma criança que pese 40 quilos deve carregar uma mochila de dois quilos. As alças devem ser largas para melhor distribuírem o peso e, de preferência, acolchoadas, para diminuírem o risco de ferimentos e a pressão que exercem sobre a clavícula.

É imprescindível que a mochila seja anatômica e fique na posição mais alta das costas, a 5 cm da cintura, sem sobrecarregar a lombar. Ela deve ser carregada junto à coluna. Quando aproximamos o peso do eixo central do corpo, diminuímos o vetor de carga e, conseqüentemente, o esforço para carregá-lo. Os modelos que trazem cinto ajudam nessa adaptação. Por esse mesmo motivo, se a criança optar por carregar os livros na mão, deverá mantê-los abraçado junto ao tronco. No caso de mochilas transpassadas, o peso deve ser distribuído de forma uniforme e, nesse caso, é fundamental que a criança alterne os ombros.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Escoliose



Quando a coluna se apresenta curva, no plano das costas, essa deformidade é denominada escoliose. A escoliose pode apresentar uma curva em "C" ou uma dupla curva em "S".
A escoliose não deve ser confundida com má postura. Quando a causa é desconhecida ela recebe o nome de escoliose idiopática.




Aproximadamente 85% das escolioses são idiopáticas. É a grande maioria.
Durante a infância, a escoliose afeta meninos e meninas. Na fase adolescente, as meninas são 5 a 8 vezes mais afetadas pela escoliose. Entretanto, 90% dos casos de escoliose idiopáticas são devidos a acréscimos moderados da curvatura da coluna e, geralmente, não são contemplados com tratamento intensivo.
Durante a juventude, geralmente, a escoliose não apresenta processos de dor. Se a escoliose
não for corrigida, na fase adulta, podem ocorrer dores nas costas.

Tratamento e controle da escoliose

O tratamento e controle da escoliose é complexo e determinado pela severidade da curvatura, maturidade do esqueleto e probabilidade de progressão.
A opções convencionais são, em ordem:

1. Observação.
2. Colete
3. Cirurgia



Colete para escoliose

O uso de colete só é feito em pacientes cujos ossos ainda estejam em processo de crescimento. A utilização de colete envolve encaixar no paciente um colete que cobre o torso e, em alguns casos, estende-se até o pescoço. O tipo de colete mais comum é o TLSO (pórtese tóraco lombo sacro). O colete para tratar escoliose é usado geralmente por 23 horas ao dia e aplica pressão nas curvas da espinha. Os coletes típicos são apenas usados para curvas pequenas, não sendo capazes de corrigir casos mais graves de escoliose. O grau de curva para qual o colete é aplicável é controverso, mas geralmente é aceito que curvas maiores que 25-30° têm pouca probabilidade de responder ao tratamento com colete.



Cirurgia para escoliose

A cirurgia para escoliose geralmente é indicada para curvas que tenham grande probabilidade de progressão, curvas que podem ser inaceitáveis cosmeticamente para adultos, em pacientes com paralisia cerebral ou espinha bífida que interfiram com os cuidados e ato de sentar, e curvas que afetem funções fisiológicas como a respiração.

domingo, 31 de maio de 2009

Desvios da coluna


Alterações na coluna representadas por desvios anormais ou acentuamento de curvas normais já existentes é o que chamamos de desvios posturais ou desvios da coluna. Esses podem levar ao uso incorreto das outras articulações corporais, uma vez que o corpo busca compensações para se manter o equilíbrio do indivíduo, podendo, também, causar enrijecimento e encurtamento dos músculos.




Exercícios físicos e buscar sempre manter a postura correta são maneiras que podem evitar ou reduzir esses desvios, sendo que, quanto mais nova a pessoa se tratar, maior a porcentagem de correção. Às vezes tais desvios são leves e, muitas vezes, pouco perceptíveis e podem ser corrigidos com medidas mais simples, como seções de fisioterapia, musculação e alongamento. Entretanto, em alguns casos, é necessário um tratamento intensivo e uso de coletes – ou mesmo cirurgias.



A coluna vertebral possui, naturalmente, curvaturas na região torácica e lombar, como mostra a figura. Em casos de desvios posturais, há alterações nesta conformação natural.

Ela é o eixo central do corpo. É exigida em quase todos os movimentos e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Postura





Se preocupar com a postura é uma atitude que promove a saúde, mantém o bem-estar e ajuda a combater muitas lesões posturais. A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível, se não for tratada. Existem três desvios na coluna que são: escoliose, cifose e lordose. Estes podem ser congênitos ou adquiridos. São problemas físicos que podem ser tratados conservadoramente com fisioterapia e/ou coletes, ou, quando o caso requer, com tratamento cirúrgico. Para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente, corrigir sempre a própria postura nas atividades diárias domésticas e/ou profissionais, mantendo a coluna ereta o tempo todo.


Prevenção



Vale chamar a atenção para a postura ao andar ou ficar de pé. A dica é permanecer com a barriga rígida e ter a impressão que se tem um “ganchinho” no teto suspendendo a cabeça para o alto mantendo o queixo afastado do peito. A posição sentada é a posição mais freqüentemente adotada pela maioria das pessoas nas atividades profissionais, domésticas e no lazer. Pessoas que passam longos períodos sentadas sofrem mais de dor nas costas do que pessoas que se movimentam mais. Desta forma, é importante considerar como ficamos sentados, que tipo de cadeiras utilizamos e o que podemos fazer para prevenir a dor nas costas. Para se levantar, alguns cuidados também devem ser tomados: inclinar o corpo para frente sem tencionar os músculos do pescoço e costas, estender os joelhos enquanto leva a cabeça e o tronco para frente e para cima, até chegar à posição em pé.


Tratamento


O fisioterapeuta é o profissional capacitado para tratar da dor nas costas. O tratamento consiste não só em uma avaliação postural do paciente, como também o alívio da dor por meio de recursos físicos como manipulações, alongamentos, exercícios, massagem, calor, eletroterapia, crioterapia, biofeedback, etc., e através de um histórico fornecido pelo paciente determinar quais os fatores mecânicos que estão provocando a dor. A partir dos dados da avaliação, o terapeuta vai traçar um programa de tratamento visando a melhora das condições físicas, funcionais e posturais do paciente. Uma avaliação cuidadosa do ambiente doméstico e do trabalho também faz parte do tratamento, juntamente com orientações quanto à ergonomia dos móveis e instrumentos de trabalho. A análise dos padrões motores usados nas execuções das tarefas diárias e hábitos é importante para a reeducação motora, isto é, de como usar bem o corpo na prevenção de futuros traumas. Após o alívio da dor e das principais alterações físicas, o fisioterapeuta vai indicar as formas de condicionamento físico mais indicadas para o paciente, a fim de melhorar a sua aptidão física e assim, evitar novos episódios de dor nas costas.

Certo e errado









IMPORTANTE


Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis neste blog possuem apenas informações educativas.