terça-feira, 23 de junho de 2009

Cifose


Nomes alternativos:
Corcunda, doença de Scheuermann


Definição:
Curvatura da espinha vertebral, promovendo o arqueamento das costas, normalmente na região superior.




Sintomas:
A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com ou sem dor nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral.



Causas, incidência e fatores de risco:
A cifose é o resultado de uma doença ou problema congênito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência de cifose em recém-nascidos. A cifose do adolescente, também conhecida como doença de Scheuermann, pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante períodos de crescimento rápido. Outras causas da cifose são: infecção, inflamação, degeneração de disco, osteoporose das vértebras, doenças endócrinas, artrite, doença de Paget, poliomielite, fraturas por compressão das vértebras, câncer, tuberculose ou postura incorreta. Os fatores de risco estão associados às causas.



Diagnóstico e exame:
A observação do doente evidencia a curvatura da coluna (corcunda) que nem sempre é reconhecida pelo próprio, mas pelos familiares e amigos. A radiografia da coluna confirma o diagnóstico.



Tratamento:
Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento bem como a adaptação de palmilhas posturais que incrementam o tempo e a eficácia do tratamento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa. Dentre as técnicas de fisioterapia podemos utilizar a Reeducação Postural Global (RPG) que é um método totalmente isento de medicamentos e consiste de manipulações vertebrais e de membros, visando a liberação e alongamento total de músculos que com o passar dos anos ficaram encurtados causando os desvios posturais. Estas manipulações são sincronizadas com respiração específica para cada caso. É solicitado ao paciente um determinado tipo de respiração, como p. ex.: respiração abdominal, respiração apical etc. Assim haverá um ajuste entre respiração e postura. Isto é necessário pois o principal músculo da respiração(músculo diafragma) tem uma grande importância em muitos desvios.

0 comentários: